Detalhes da postagem

[Alerta} 11 Erros de investidores iniciantes e como evitá-los

Primeiramente, os erros de investidores iniciantes na Bolsa de Valores são comuns entre os investidores novatos, já que ninguém opera de maneira sempre perfeita.

Porém, eles aparecem com muito mais frequência entre os novatos.

Convencidos pela ideia de que esse investimento de alto risco e alta rentabilidade se encaixa em seu perfil, agem de maneira incorreta devido à falta de conhecimento e de experiência.

É fácil para um investidor iniciante cometer erros por exuberância, impaciência ou até ignorância.

porem esses erros podem ser caros, fazendo com que valha a pena evitar.

Para aumentar seus ganhos e diminuir suas perdas, é importante esclarecer um pouco antes de começar a investir.

Quando terminar este artigo, você terá uma idéia melhor de que tipo de temperamento precisará, quais expectativas são razoáveis ​​e quais estratégias o servirão melhor.

Quanto mais você souber, melhor poderá fazer. 

Aqui estão 11 erros comuns entre iniciantes e investidores – e como evitá-los.

Aproveita e se inscreve no meu canal 👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻

Nº 1. Investir aquele dinheiro comprometido

Todo investidor iniciante, tem a tendência de não estudar antes sobre investimento e finanças, por conta disso, não sabe que antes de começar a investir tem que montar sua reserva de emergência, (Não irei entrar a fundo, mas basicamente é, você fazer um cálculo de quanto é seu custo de vida e multiplicar por 6 meses, quando obtiver esse valor, junte-o, e se surgir qualquer problema financeiro, você irá pegar desse valor), e após isso vc vai começar a investir.

Nº 2. Pagar tarifa bancária  

Imagine a seguinte situação, você vai precisar fazer uma transferência bancária para outro banco e assim o faz, só que surgiram outras situações e você teve que fazer mais transferência, o seu banco, irá começar a cobrar essas transferências, além disso também terá que pagar pela manutenção de sua conta, veja o quanto irá pagar para os bancos todos os meses, agora se você por acaso abrir uma conta digital como Inter, nubank e outros bancos digitais, esses banco por não ter agências físicas, não cobram taxa de transferências (são Ilimitadas) nem taxa de manutenção bancária, caso não tenha uma conta dessa, sugiro ter, irá te ajudar muito.  

Nº 3. Não saber o quanto de taxa paga em investimento

Cada tipo de investimento, independentemente de ser renda fixa ou renda variável, existem taxas que são pagas, que podem ser taxa de corretagem ou taxas administrativas, Taxa de custódia, Taxa de performance, imposto de renda, entre outras, estas taxas podem ser minimizadas se o você pesquisar as corretoras e ve o quanto cada uma cobra, então antes de investir, pesquise se vale a pena o investimento, porque a longo prazo, se não souber reduzir estes custos, pode ser que você pague muito só com essas taxas.

 Baixe E-book Grátis Agora

Comece hoje a ganhar dinheiro na bolsa de valores Com o Guia Completo de como Investir em Ações!

Nº 4. Não diversificar investimento

Você já ouviu alguém dizer que jamais devemos colocar todos os ovos em uma única cesta? A diversificação de investimentos é uma maneira de alocar o patrimônio em diferentes ativos ou classes de ativos. Ou seja, é uma forma menos arriscada e mais estratégica de reduzir os riscos de uma aplicação e ampliar os ganhos.

Uma palavra que você ouvirá repetidamente no mundo dos investimentos é diversificação.

Diversificação é a ideia de criar um portfólio que inclua vários investimentos para reduzir seus riscos.

Alguém que é empreendedor pode achar melhor diminuir o risco e ter 100 empresas, em vez de se concentrar em uma ou duas.

A maioria das pessoas diversifica demais.

Eles dividiram seu dinheiro em centenas de ações na esperança de obter um grande retorno.

Caso você queira saber investir, não precisa diversificar dessa forma.

Uma das minhas citações favoritas de Warren Buffett diz: “Diversificação é proteção contra a ignorância”.

Então proteja seu patrimônio, diversificando, porém não diversifique demais.

5. Não aporta pelo menos 30 reais pensando no futuro

Pensar na aposentadoria, tem uma importância muito grande, porém nós como seres humanos temos a tendência de não pensar a longo prazo, porque somos ensinado desde pequenos a ser imediatista, além desse fator não fomos ensinado a ter uma educação financeira, e consequentemente não aprendemos a importância de pensar no longo prazo, pois como sabemos a aposentadoria para minha geração e posteriores não acontecerá, devido às mudanças na forma de aposentadoria.

Portanto invista pelo menos 30 reais em uma conta pensando em sua aposentadoria por exemplo: Tesouro IPCA 2050 ou outro para que tenha em mente, que desde que você não mexa.

Nº 6. Falta de conhecimento

Saber lidar com o dinheiro, seja para gastar com inteligência, programar suas despesas ou investir adequadamente, é vital para não incorrermos em dívidas e garantirmos uma aposentadoria tranquila.

A grande vantagem é que a informação está disponível em todos os cantos e de forma gratuita.

Existem milhares de artigos e blogs pela internet que distribuem gratuitamente informações sobre o assunto. 

Além dos site, tem também os Livros, onde você pode uma avalanche de conhecimento, ali só esperando ser descoberto.

O conhecimento será seu maior companheiro desde que você o busca incessantemente, ele será vital para seu sucesso.

curso 500 pratas é bom?

Nº 7: Estabelecendo expectativas irreais

Construir riqueza através do mercado de ações pode levar tempo, e sonhos de ganhos rápidos podem ser rapidamente frustrados. Por exemplo:

  • Nunca coloque dinheiro em ações de que possa precisar nos próximos cinco anos, porque o mercado desmaia ocasionalmente e pode levar alguns anos para se recuperar.
  • Ter expectativas razoáveis ​​para investir no mercado de ações.
    Por exemplo, o retorno médio anual de longo prazo do mercado é próximo de 10%, mas em alguns anos pode aumentar 25% ou mais, enquanto também pode cair 25% ou mais. Espere volatilidade e saiba que poucas ações fornecerão retornos médios de longo prazo de mais de 20%

Nº 8: Confiando nas pessoas ou fontes erradas

Muitos novos investidores confiam demais em falar em programas financeiros de TV ou em dicas quentes sobre ações oferecidas por um amigo ou colega. 

Qualquer pessoa pode recomendar uma ação, mas você raramente conhece realmente o histórico do recomendador – e mesmo um grande investidor fará algumas chamadas ruins. 

Os investidores também podem ser atacados por ligações frias que interrompem uma noite com um apelo urgente para colocar dinheiro em um investimento único e que não pode perder, talvez uma empresa supostamente à beira de curar o câncer.

Lembre-se de que qualquer coisa que pareça boa demais para ser verdade pode estar fazendo você cair em uma armadilha.

Nº 9: Comprando investimentos que você não entende

Você sabe que a Amazon.com atraves do BDR  opera o site de comércio eletrônico maciço que leva esse nome e provavelmente sabe que também vende dispositivos que usam sua tecnologia de inteligência artificial Alexa. 

Mas você talvez não saiba que sua divisão que mais cresce é o serviço de computação em nuvem, que está desenvolvendo um serviço de streaming de jogos ou que planeja abrir cerca de 3.000 lojas de conveniência sem caixa em todo o país americano. 

Se você investe na Amazon (ou em qualquer outra empresa brasileira), realmente precisa ter uma boa noção de como essa empresa exatamente ganha dinheiro, quais são suas vantagens e riscos competitivos, quão financeiramente saudável é (em termos de caixa versus dívida), e quão promissor é o seu futuro.

Alguns setores, como varejo e transporte, podem ser mais fáceis de entender do que outros, como biotecnologia e serviços financeiros.

Nº 10: Não diversificando suficientemente

 Baixe E-book Grátis Agora

Comece hoje a ganhar dinheiro na bolsa de valores Com o Guia Completo de como Investir em Ações!

Não diversificar o suficiente é outro erro comum dos investimentos, e não é necessariamente tratado por você, digamos, 20 ações diferentes. 

Se 10 delas são empresas de energia e 10 são empresas focadas na fabricação, você não é tão diversificado. 

Uma queda repentina no preço do petróleo ou gás pode mudar a sorte de metade do seu portfólio, assim como uma recessão que faz com que os fabricantes desacelerem.

Procure investir em uma variedade de indústrias – e, idealmente, em uma variedade de países também. 

Vá em frente e concentre-se nas ações brasileiras, mas considere adicionar algumas participações internacionais também – ou algumas grandes empresas brasileiras com operações estrangeiras consideráveis.

Nº 11: Não continuando a aprender

Quanto mais você souber, menos erros você provavelmente cometerá.

E sua leitura e pensamento podem levar você a melhores estratégias de investimento e melhor desempenho também.

  • Leia sobre grandes investidores .
  • Leia sobre grandes empresas. 
  • Leia também sobre falhas de negócios, pois elas podem ser bastante instrutivas. 
  • Leia sobre ótimos estilos de gerenciamento, pois as melhores empresas terão um ótimo gerenciamento. 
  • Leia sobre os setores que mais lhe interessam, aprendendo sobre seus desafios, perspectivas e quais são os jogadores mais fortes e fracos.

Lembre-se destas citações de seu parceiro de negócios de longa data de Warren Buffett, Charlie Munger :

se quiser saber mais sobre o assunto me siga nas redes sociais se inscreve no meu canal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *