Detalhes da postagem

10 dicas para alcançarmos educação financeira e qualidade de vida

educação financeira
Sucesso Financeiro

Você provavelmente já foi informado em algum momento de sua vida que é “inteligente em termos de livros” ou “inteligente em termos de rua”, mas você já foi informado de que é “ inteligente em termos de dinheiro ”? Educação financeira é um tema que tem que está em sua vida.

Ser “esperto em dinheiro” significa que você é alfabetizado financeiramente ou tem um educação financeira como queira chamar, e por isso detém a capacidade de gerenciar suas economias e tomar decisões logicas e  inteligência.

Educação financeira engloba tanto os livros quanto esperteza, algumas pessoas podem nascem com o dom de gerir seu dinheiro desde o nascimento, enquanto outras passam a vida lendo e aprendendo sobre a arte de gerir seu dinheiro.

Independente de qual seja o seu nível de conhecimento, sempre tem espaço para melhorar todos os dias.

A medida que novas leis e políticas mudam e são aplicadas, sua imagem financeira pode mudar radicalmente, para melhor ou pior.

Confira nossas dicas abaixo para saber como manter-se atualizado e melhorar consistentemente sua inteligência financeira.

10 maneiras de melhorar continuamente sua educação financeira

1. Envolva seu cônjuge e filhos – Quando apenas uma pessoa administra as finanças da casa tende a não ir no caminho necessário, considere envolver seus familiares e alguma forma.

Você pode descobrir diferenças de opiniões que podem precisar serem resolvidas, com isso seus esforços podem ser solidificados e definidos os objetivos financeiros.

Também podem podem ajudar seus filhos a aprender sobre o valor do “Dinheiro”, uma lição que muitas vezes se perde à medida que a sociedade evolui e vai ficando cada vez mais sem dinheiro.

2. Proteja sua identidade financeira – Se você recebeu um novo cartão de crédito para medidas preventivas ou teve que passar inúmeras horas com as acusações por telefone explicando que não vez determinadas compras, ou roubo de identidade agora é comum.


Garanta que suas contas permaneçam seguras rastreando cuidadosamente suas transações e alterando suas informações de login periodicamente.

Você pode até se inscrever no monitoramento de fraudes do governo ou de  terceiros para ter mais tranqüilidade.

3. Consuma informações regularmente – Livros, jornais, blogs, podcasts, webinars, youtube, Google podem conter informações úteis, que lhe ajudaram a lidar com sabedoria sobre seu dinheiro e investimentos.

Lembre-se que você está consumindo o ponto de vista de alguém, então saiba que sempre haverá o que traz a informação de forma pessimistas e aquele que traz a informação de forma positiva, portanto, você deve reunir muitas informações antes de fazer seus próprios julgamentos.

Saiba que você deve ouvir as duas partes, pois geralmente tem pontos de vistas divergentes, porém válidos, além de obter mais informações e aprender mais, se não quer perde dinheiro, saiba que deverá olhar para o lado positivo e negativo em relação às informações que recebe.

4. Saiba mais sobre sua pontuação de crédito – Esse pequeno número pode afetar drasticamente sua situação financeira, especialmente quando chega a hora de garantir um empréstimo ou comprar sua casa “para sempre”.

O processo de pontuação de crédito é complicado, portanto, quanto mais cedo você entender os meandros da sua pontuação, melhor.

O Serasa Score é uma pontuação de crédito que varia de 0 a 1000

É baseado em critérios matemáticos objetivos. Quanto mais próximo de 1000, maiores podem ser as chances de ter crédito aprovado no mercado.

Lembre-se: a decisão de aprovar o crédito é da empresa e o Serasa Score é apenas um dos fatores que podem ser levado em consideração.

5. Registre seus gastos – Reserve um momento para avaliar seus gastos, verá o quanto pode se surpreender com o quanto gasta com uma categoria específica, como carro, saídas a jantares ou com amigos e muitas outra coisas, e os bancos fornecem essas informações gratuitas através de seus sites ou aplicativos.

Depois de entender seus hábitos, é muito mais fácil alterá-los e orientar seu dinheiro em uma direção diferente.

6. Desenvolva uma estratégia de economia – Depois de saber e registrar seus gastos, você pode criar um orçamento realista que inclua economizar dinheiro para um fundo de emergência, um propósito ou para sua tão sonhada aposentadoria.

Ainda que não venha a fazer um orçamento, é de suma importância que você implemente uma estratégia de economia, lembre-se do que o livro “O homem mais rico da babilônia” ensina, pague-se primeiro, podendo também manter seu dinheiro longe de sua vista(longe de sua mente), se isso poder fazê-lo gastar.

você pode acumular uma base sólida para o seu futuro financeiro.

7 . Incorpore uma ferramenta de gerenciamento financeiro – Existe uma gama de ferramentas que podem lhe a ajudar a gerir suas compras, cartões de créditos, contas corrente e poupanças e gastos de modo geral, tanto gratuitas quanto pagas.

Enquanto alguns parecem registros de cheques sofisticados, outros possuem recursos robustos de orçamento, previsão e pagamento de contas. Encontre um que funcione para você e adeque às suas necessidades exclusivas.

8. Considere como fazer seu dinheiro trabalhar para você – Embora isso possa parecer uma dica para futuros aposentados ou pessoas com economias substanciais, a verdade é que seu dinheiro pode começar a trabalhar para você em qualquer idade.

Pesquise os benefícios de combinar juros ou estratégias diferentes para criar renda passiva. Quanto mais cedo você pensar em fluxos de receita “externos”, mais riqueza poderá acumular.

9. Pense a longo prazo – É uma boa ideia considerar suas opções de planejamento de legado familiar e aposentadoria, mesmo se você estiver a anos de utilizá-las.

Amarre pontas soltas – como designar beneficiários, estabelecer uma relação de confiança ou escrever um testamento – agora e não mais tarde.

portanto, Ainda que seus planos venham a mudar no futuro, é bom ter seus negócios em ordem, e ter um objetivo final em mente para inspirar sucesso futuro.

10 – Pergunte por aí –  Um ótimo conselho pode vir de fontes improváveis.
Seus amigos, familiares e colegas de trabalho podem estar dispostos a compartilhar suas histórias – especialmente se elas forem bem-sucedidas.

Você pode até encontrar um mentor financeiro em seu círculo interno que possa oferecer alguma orientação gratuitamente; lembre-se, porém, de que toda experiência é única e que seus resultados podem não ser os mesmos.

Uma perseguição ao longo da vida

Lembre-se: Tornar-se educado financeiramente, não acontece da noite para o dia, análise sobre e busque informações sobre educação financeira ou alfabetização financeira como queira chamar, e ao longo de sua vida evolua gradativamente e obterá riquezas inimagináveis.

Nunca é cedo nem tarde para começar sua jornada!

Quanto mais cedo você começar, melhor – mas isso não significa que você ficou sem tempo para fazer a diferença nos seus resultados.

Gostou? comenta e compartilha e fique a vontade para voltar tmj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *