Detalhes da postagem

5 Hábitos que irão mante-lo endividado.

Olá amigo investidor(a), você já parou algum momento em se deparou com uma parede quase que intransponível?

Vou contar algo que aconteceu comigo, no meu trabalho o meu chefe não estava pagando e cada vez mais ele atrasava, até que chegou um dia eu fiz um acordo e sai da empresa.

Na época eu tinha um palio 2007, então antes de sair da empresa eu resolvi trocar de carro para rodar por aplicativo(uber,99, Cabify) e assim eu fiz.

Ao sair do emprego, consegui um Ford Ka, e comecei a rodar por aplicativo, só que não contei que para conseguir o Carro me atolei em dívida.

Peguei dinheiro com cheque especial, empréstimo e paguei com todos os meus cartões de crédito, ou seja atolei em dívidas, pois pensei que conseguiria pagar esses cartões rodando, porém isso não aconteceu.

para piorar a situação eu não conseguia pagar as dívidas que só iam crescendo, à medida que os meses passavam.

Para entender ainda mais a situação, eu pegava empréstimo para pagar empréstimo, usava minha maquininha de débito para sacar o limite de meus cartões de crédito para pagar os mesmo ou pagar o financiamento ou pagar o cheque especial, ou seja loucura atrás de loucura.

Quando comecei a aprender sobre investimentos e educação financeira, eu pude ver o quando eu estava atolado em Dívida,.e me vi em uma situação desesperadora.

Então sem mais delongas irei contar o que fiz, com essas 5 dicas que ajudaram a sair das dívidas

  1. Uso indevido do cartão de crédito.
  2. Não construir um fundo de emergência.
  3. Fazer compras por impulsos.
  4. Compra itens que não precisava.
  5. Mais importante, não conhecer a importância de ter uma educação financeira, lendo muito.

1 Dica – Para Sair Das Dívidas.

Quero começar pelo último, pois foi o mais importante, aprender sobre educação financeira.

Quando conheci os grandes youtuber como, Primo Rico, Me Poupe, Clube do Valor, entre outros.

comecei a ter uma maratona de vídeos e com isso fui aprendendo e vendo onde estava errando e fui atrás de mais conhecimentos e comprei os livros “ Os segredos da mente milionária, Pai Rico Pai Pobre e o homem mais rico da babilônia”.

através de cada um fui aprendendo mais sobre finanças e sua importância, na vida e em meu casamento.

São livros que recomendo muito, vão abrir sua mente.

Do mesmo modo, aprendi a empreender, comecei a buscar formas de ganhar dinheiro, por exemplo as milhas aéreas eu aprendi que podia comprar e vender as minhas milhas que ganhavam em meu cartão.

Então peguei essas milhas anunciei e vendi elas, na época ganhei em torno de R$ 2.000 Reais, que não sabia que tinha, por isso recomendo a aprender sobre a proficiência de finanças.

Veja se não tivesse buscado o conhecimento, nem lido os livros talvez ainda estivesse atolado em dividas, mais graças a esse conhecimento aprendi a garimpar ouro, e o maior ouro que encontrei foi o conhecimento.

2 dicaUso indevido de Cartão de Crédito

Acho que já disse no início do artigo o que não deve ser feito…kkkkk

Para complementar irei falar o que você deve fazer para usar o cartão com sabedoria.

  • Elabore seu planejamento financeiro.
  • Limite do seu cartão deve ser de, no máximo 50% do seu salário.
  • Registre todas as suas despesas.
  • Utilize apenas um cartão.
  • Jamais pague o mínimo.
  • Evite pagar contas de água, luz e telefone no cartão.

Ao fazer um planejamento financeiro onde saiba tudo o que se gasta, você pode evitar muitas compras desnecessárias, aquelas compras por mero capricho, tipo sapatos, chuteiras, brincos, entre muitas que poderia citar.

Controle seus gastos, saiba que você tem que pegar seu salário e dividir em partes onde saiba que 50% vai para custear contas essenciais, por exemplo colégio dos filhos, agua luz, aluguel, etc…

outros 30% para pagar dívidas, 10% para gastar com você para evitar que se sabote e gaste mais do que se deve, e os 10% que falta, use para estudo onde possa começar a aprender sobre educação financeira, compra livros, buscar o conhecimento, lembre-se “quem tem o conhecimento tem o poder” .

3  Dica – Não construir um fundo de emergência.

Saiba que construir um reserva de emergência ou reserva de oportunidades, poderão ser vital para você quando um imprevisto acontecer.

em 2015, com o crise política-econômica, cresceu o número de desempregados, diminuindo a renda familiar e o aumento dos juros.

Por isso há população sofreu muito com o impacto desses acontecimentos.

Então, quem tinha uma reserva de emergência, conseguiu passar pelas dificuldades com mais facilidades, pois evitou muitos problemas financeiros.

Exemplo meu, na primeira semana que comecei a rodar por aplicativo, em uma noite que estava voltando para casa e que ja não iria mais rodar um motoqueiro que estava em outra faixa entrou na minha frente.

Para não MATAR ele tive que jogar o carro para o lado e com isso bati no carro do lado e tive um prejuízo de R$ 1000 reais que foi justamente o dinheiro que havia juntado naquela semana rodando por aplicativo, ai lhe pergunto, eu tinha reserva de emergência? Não!!!

Com este meu exemplo, acho que ficou claro porque deve se ter uma reserva de emergência.

 

4  Dica – Fazer Compra Por Impulso


Infelizmente, cair nas armadilhas de compra por impulso é algo muito comum, não é à toa que o Brasil tem uma taxa elevada de pessoas endividadas.

Isso por falta de conhecimento financeiro e também pela falta de controle na hora de gastar.

  • Conheça quais são suas necessidades
  • Pesquise e espere um pouco para comprar
  • Evite comprar no calor da emoção
  • Dê preferência a compras à vista
  • Fique de olho nos gastos do dia a dia
  • Guarde e invista o seu dinheiro

Evite o maior na minha concepção, comprar por emoção, tenha em mente que se você acha que não vai conseguir se controlar para comprar algo, indo ao shopping, então não vá!

Na maioria das vezes a sabedoria está no simples, tente não complicar, fazendo algo que você saiba que irá fazer você gastar.

5 Dica – Compra itens que não precisava

Comprar por impulso, prejudica todo e qualquer orçamento, as compras por impulso são como um carro desgovernado, por mais que tentamos controlar, o desejo de algo novo ou querido acaba sendo muito mais forte.

Por mais que homens não venham a admitir, essa situação atinge ambos os sexos.

Para ajudar nesta situação, recomendo o seguinte.

  1. Não compre quando estiver triste ou irritado
  2. Considere mudar onde e como você faz compras
  3. Não faça compras com pessoas compradoras
  4. Crie um orçamento para besteiras
  5. Lembrar de não ser enrolado pelas promoções
  6. Mantenha uma lista de coisas que você quer ou precisa
  7. Siga a regra do tempo

Eu já vi isso definido como “a regra de uma hora” ou como “a regra dos 30 dias”, mas a ideia é a mesma. Quando você vir alguma coisa que queira, espere por certo período de tempo antes de comprá-la. Quanto mais você conseguir esperar, melhor. Se você ainda estiver muito tentado a comprar após o término do tempo, então considere fazer a compra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *