Detalhes da postagem

3 Dicas que todo investidor iniciante deveria saber

Olá Investidor(a), que bom que está aqui em nosso Blog, Hoje quero dar a dica de 3 investimentos que todo investidor iniciantes pode começar hoje mesmo.

Antes de mais nada não irei dar dicas de investimentos no tesouro selic ou em algum título neste do tesouro, pois irei fazer isso em outro momento.

Mais quero dar dicas de investimentos em ETFs.

O que é um ETF?

Um fundo negociado em bolsa (ETF) é um tipo de título que envolve uma coleção de valores mobiliários – como ações – que geralmente acompanha um índice ibovespa, embora eles possam investir em vários setores da indústria ou usar várias estratégias. Os ETFs são, em muitos aspectos, semelhantes aos fundos mútuos; no entanto, elas são listadas em bolsas e as ações da ETF são negociadas ao longo do dia, assim como as ações ordinárias.

Um exemplo bem conhecido é B3, os ETFs podem conter muitos tipos de investimentos, incluindo ações, commodities, títulos ou uma mistura de tipos de investimento. Um fundo negociado em bolsa é um título negociável , o que significa que possui um preço associado que permite que seja facilmente comprado e vendido.

Um ETF pode possuir centenas ou milhares de ações em vários setores ou pode ser isolado para um setor ou setor específico.

Como comprar ETFs

O primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de confiança.

Para apos isso, basta inserir os seus dados pessoais, criar um login e senha.

Agora, transfira o dinheiro para o investimento da sua conta bancária para a conta da corretora através de TED de mesma titularidade. 

A próxima etapa é entrar na sua plataforma de investimentos. Escolha a opção de home broker. Aqui, você tem acesso a todos os investimentos da renda variável. 

No campo de negociações, digite o nome do ETF, por exemplo BOVA11. Indique a quantidade de cotas e o valor de compra. Insira a sua assinatura digital e clique em ok, e pronto.

Assim que o preço for atingido, a ordem será executada e o fundo de índice será colocado sob a sua custódia. Viu só como é simples?
Antes de continuar, quero falar que não estou indicando, estou simplesmente dando dicas vlw 🙂

Por isso vou Falar sobre 3 ETFs

  • BOVA11
  • BCFF11
  • IVVB11


Continuando……
1 Dica – Bova11.

O BOVA11 é um fundo de índice (ETF) ele segue como referência o principal índice da bolsa brasileira, o Índice Bovespa (IBOV).

Um ETF de ações indexadas fornece aos investidores a diversificação de um fundo de índices.

No entanto, nem todos os ETFs são igualmente diversificados. Alguns podem conter uma forte concentração em um setor, ou um pequeno grupo de ações ou ativos altamente correlacionados entre si.

OS ETFs pagam Dividendos?


Embora os ETFs ofereçam aos investidores a capacidade de ganhar com o aumento e a queda dos preços das ações.

Eles também se beneficiam de empresas que pagam dividendos.

Dividendos são uma parcela dos ganhos alocados ou pagos pelas empresas aos investidores pela manutenção de suas ações. Os acionistas da ETF têm direito a uma proporção dos lucros, como juros auferidos ou dividendos pagos, e podem receber um valor residual no caso de liquidação do fundo.

Por isso o Bova 11 é um ETFs que ajuda a aquele investidor que não quer se preocupar com ações no curto prazo, pois ele é muito diversificado e por conta disso, caso uma ações venha a cair por conta de algum fator externo, outra ação pode se beneficiar com a mesma situação e por conta disso valorizar.

2 Dica – IVVB11?

O IVVB11 é um fundo de índice. A sigla em inglês significa Exchange-traded Fund (ETF). O objetivo do ETF é refletir a performance do Standard & Poor’s 500 (S&P 500). Criado em abril de 2014, ele é administrado no Brasil pelo banco BNP Paribas.

O índice de ações da agência de classificação de crédito reúne as 500 maiores companhias de capital aberto dos Estados Unidos. A participação de cada empresa varia conforme o seu valor de mercado.

Como investir no IVVB11?

Investir em um ETF funciona da mesma forma que aplicar dinheiro em ações: é possível adquirir cotas do fundo de índice ligando para a mesa de operações da corretora ou de forma online, via home broker.

Vale a pena investir no IVVB11?

Para quem ainda não investe no exterior, o IVVB11 é uma boa maneira de começar a aplicar lá fora, já que é acessível mesmo para quem tem uma carteira de investimentos mais enxuta.

Como outros investimentos em ações, deve mirar no longo prazo.

Veja abaixo as vantagens e desvantagens de investir no fundo.

Desvantagens

Como todo ETF, o IVVB11 não distribui dividendos aos seus cotistas. Todos os dividendos das ações que compõem o fundo são reinvestidos no próprio IVVB11.

Além disso, como o fundo replica a carteira de um índice de ações, ela varia conforme a composição desse índice. A exposição em Google, por exemplo, vai variar de acordo com o valor de mercado da empresa de tecnologia.

Mesmo que você confie muito na estratégia de algumas empresas, não poderá escolher as ações nas quais vai aplicar o seu dinheiro ou o quanto ela vai ocupar da sua carteira.

Vantagens

O IVBB11 permite mais diversificação da carteira fora do Brasil. Dessa forma, quando houver uma instabilidade na economia brasileira e os ativos nacionais se desvalorizarem, quem aplica no fundo de índice terá uma proteção lá fora. Em mercados mais estáveis como o dos Estados Unidos, a aplicação em ações oferece menos volatilidade e risco.

Além disso, investir em ações norte-americanas significa que você terá uma proteção em dólar. Além de ganhar com a performance positiva dos papéis, caso o dólar se valorize, quem investe no IVVB11 pode capturar essa alta. Se o real se valorizar em relação ao dólar, por outro lado, ocorre um efeito negativo.

Agora que você sabe que o IVVB11 é uma boa opção para diversificar a sua carteira.

3 Dica – Fundo de Fundo – BCFF11

O BCFF11 – É Fundo de Fundos ou seja  investimento imobiliário que investe na compra de cotas de outros fundos de investimento imobiliário e em imóveis comerciais localizados em grandes centros comerciais, shoppings ou vias de grande movimento, com o objetivo de venda, locação, arrendamento ou exploração do direito de superfície das unidades comerciais. 

O fundo terá por política básica realizar investimentos imobiliários de longo prazo, objetivando auferir rendimentos da cotas de outros fundos de investimento imobiliário que vier a adquirir.

Seus recursos serão aplicados, sob a gestão da Administradora, segundo uma política de investimentos definida de forma a proporcionar aos cotistas uma remuneração para o investimento realizado.

As aplicações realizadas no fundo não contam com garantia do Administrador ou do Fundo Garantidor de Crédito, não podendo o administrador ser responsabilizado por eventuais depreciações dos ativos que compõem a carteira do fundo.

Portanto, é recomendado a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos.

Se Gostou deixe seu Comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *