Detalhes da postagem

(GUIA DEFINITIVO)COMO INVESTIR EM AÇÕES

Home Broker

Introdução

Você já deve ter visto por aí diversos conteúdos em vídeos, livros, blogs mas no final ainda sente como se não soubesse nada, calma esse sentimento é mais comum do que você pensa e faz parte do aprendizado ter a noção de que não sabe o suficiente.

Só que agora isso está para mudar, eu proponho um desafio para você, leia e estude esse Guia feito especialmente para você, e tenho plena certeza de que ao final você será capaz de dar o início a sua jornada, aprendendo a investir no mercado financeiro da forma certa.

Sempre Comece por Aqui

Antes que você esteja preparado para realizar investimentos tem uma coisa que precisa de sua atenção as dívidas.

Antes que você coloque qualquer centavo em uma ação lembre-se, nenhum rendimento consegue superar a taxa de juros de uma dívida.

Com isso lhe sobram duas opções principalmente:

  • Você pode encontrar um jeito de aumentar os seus ganhos para quitar o mais rápido possível suas dívidas.
  • Ou você pode diminuir seus gastos para conseguir ir quitando elas aos poucos.

Ambas as opções funcionam, cabe a você entender qual é a que melhor se encaixa dentro de sua realidade.

A sociedade está acostumada a contrair Passivos ao invés de Ativos, e isso acaba levando a números como os apresentados na tabela abaixo, onde podemos ver que quase 63 milhões de brasileiros são inadimplentes.

Nº de inadimplentes até janeiro de 2020

Entenda o que são Ativos e Passivos

Ativos

São todos os bens que tem potencial para te gerar lucro, ou seja, bens que ao longo do tempo irão te trazer mais dinheiro do que seu investimento inicial, como Investimentos em imóveis, ações…

Aprendendo a investir no mercado financeiro
Renda passiva com Imóveis

Passivos

São todos os bens que se desvalorizam com o passar do tempo, ou seja, te fazem ter gastos e no final acabar perdendo dinheiro, como carros, motos, eletrônicos…

Aprendendo a investir no mercado financeiro
Carro gerando despesas

Aprendendo a Investir no Mercado Financeiro

Para você começar a construção do seu Patrimônio, é necessário primeiro que você entenda uma relação muito importante no mercado, a relação direta entre Risco e Retorno, quanto maior for o risco do seu investimento, maior será seu retorno e vice-versa.

Então quer dizer, que devo apenas ter investimentos de Alto Risco?

NÃO!!!

Será necessário você dividir isso de algumas formas, inicialmente irei lhe apresentar a primeira etapa necessária,

  1. Investimentos com Baixo Retorno e Alta Liquidez irão servir como um Caixa Pessoal. Você deverá procurar Investir em Tesouro Selic, Fundos DI para criar o que chamamos de Reserva Emergencial.

    Sua utilidade está em manter você fora de dívidas ao mesmo tempo que o deixa aberto para aproveitar oportunidades sazonais, caso encontre uma boa chance de obter um lucro ótimo rapidamente, para isso você deve começar aprendendo a investir no mercado financeiro.

Estima-se que seu valor deve conter de 3 a 12 meses de seu custo de vida mensal, tudo dependendo da estabilidade que você tem na sua vida, se é um funcionário CLT ou Autônomo por exemplo, as reservas com certeza irão divergir.

Após você conseguir montar sua reserva emergencial, está na hora de começarmos a buscar os retornos financeiros que irão levar você do ponto A ao B, seja ele qual for.

Aprendendo a investir no mercado financeiro
mercado financeiro

O que são Ações

Ações são pequenas partes das empresas, onde algumas você irá ganhar em cima de dividendos que são pagamentos, que podem ser mensais, trimestrais, semestrais… Cada empresa tem sua regra.

E outra forma de ganhar com Ações, seria através da Valorização da empresa, ou seja, ao longo prazo a empresa passou a valer mais, consequentemente sua fatia também estará valendo mais.

Mindset Investidor

O que mais encontramos no mercado, são promessas de ganhos absurdos em curto prazo mesmo você investindo apenas um pouquinho de dinheiro, e de cara eu lhe digo, isso não existe!

Se você deseja realmente aprender a investir para construir algo a longo prazo, você precisará ter muita paciência e controle emocional, pois sem eles, seu patrimônio corre sérios riscos de desvalorização

E-book Grátis

Diversificar é a Chave do Sucesso

A importância em diversificar seus investimentos é enorme, pois ela é a maior segurança que você pode trazer para o seu dinheiro, e quando falamos em diversificação não estou dizendo apenas de empresas e sim de setores inteiros.

Basicamente é o que chamamos no mercado de pizza de investimentos, você deverá pulverizar seu dinheiro em empresas de setores diferentes, protegendo assim seu capital de uma súbita queda em dado setor em crise.

Aprendendo a Investir no Mercado Financeiro
Diversifique sua carteira

Agora que você já está 1 passo a frente na jornada para começar aprendendo a investir no mercado financeiro, vamos analisar os três pilares dos investimentos na bolsa de valores.

A estrutura de 3 Pernas

Dado momento que decidir investir você terá três óticas principais pelas quais terá que fazer uma análise e adaptar seus investimentos para seu perfil, elas são Segurança, Liquidez, Retorno:

Segurança

Quanto maior for a Segurança do Investimento, menor será seu potencial de retorno, eles são inversamente proporcionais.

O ideal para esse quesito é você alocar investimentos que deseje manter por um longo tempo, sem a preocupação com a realização efetiva do lucro em cima do ativo, ou seja, Tesouros Prefixados, Selic, Pós fixados… Investimentos bons para se ter um lucro seguro a longo prazo.

Liquidez

A Liquidez é outro ponto importante para se analisar, ativos que não possuem alta liquidez podem lhe trazer problemas na hora da realização do lucro (venda), neste caso o importante para estes ativos é funcionar como uma boa forma de Reserva de Emergência como o Tesouro Selic anteriormente mencionado.

Retorno

É nesta etapa que o investidor iniciante começa a ficar empolgado, aqui o essencial é entender que os riscos são maiores, por isso o retorno desses investimentos costumam ser maiores.

Você encontrará oportunidades para a realização de maiores lucros em menores tempos, mas lembre-se, nem tudo é um mar de rosas, você deve analisar com extrema cautela a empresa, e não seguir o que todos estão falando por aí, pois é seu capital que estará exposto ao risco.

Aprendendo a Investir no Mercado Financeiro

Retomando

Renda Fixa

A Renda Fixa, não necessariamente será aonde você vai fazer grandes riquezas, mas ela serve como um ótimo início para quem procura proteger seu capital, montar sua reserva de emergência, ou se você tiver um dinheiro e queira deixá-lo investido por anos.

A sua segurança e liquidez vem do fato de esse investimento ser feito diretamente com o Governo, basicamente é como se você estivesse emprestando dinheiro para o Governo, e ele estivesse pagando Juros por esse empréstimo a você.

Renda Variável

Aqui é onde você se torna sócio de uma empresa, podendo ganhar de duas formas:

  • Com o pagamento de dividendos que algumas empresas realizam mensalmente, trimestralmente, semestralmente…
  • Com a efetiva realização do seu lucro, ou seja, com a venda de um ativo por um valor superior ao valor da compra.

Apesar de seu risco ser maior, seu potencial de retorno também é maior, e como já conversamos lá trás, você precisa diminuir ao máximo seu risco, pulverizando suas ações entre empresas e segmentos do mercado.

Hora de Cavarmos a Fundo

Aprendendo a Investir no Mercado Financeiro

Você já entendeu o básico e está aprendendo a investir corretamente, mas acredito que  ainda deva ter algumas dúvidas referentes a onde e como escolher os ativos, e para isso eu fiz esse capitulo completamente voltado para te ajudar.

A primeira Análise

A análise fundamentalista, consiste basicamente em verificar a saúde da empresa de forma geral, verificando os dados públicos que esta empresa dispõe aos seus investidores e analisando seu planejamento para o futuro.

É extremamente importante você investir em ações de empresas que acredite que tenham um planejamento ótimo para o futuro, realizar essa análise é o primeiro passo para evitar entrar em uma furada a longo prazo.

Formas para você Investir em Ações

Existem quatro formas principais de investimentos em ações que você poderá fazer, tudo dependendo do seu nível de conhecimento e um pouco da sua vontade, vou descrevê-las e você decide qual se encaixa melhor no seu perfil:

Stock Picking

A mais comum no mercado é a seleção ativamente da ação no mercado. Você entra em sua Home Broker e lá você escolhe quais ações você acredita que tem um potencial de crescimento bom e faz o investimento por conta própria.

Fundos de Investimentos (FIs)

Se você não faz ideia de como investir e a curto prazo não pretende arriscar seu dinheiro em sua própria análise, existem diversos Fundos de Investimentos, onde tem por trás um expert responsável pelo investimento de todo o capital que aquele fundo tem.

Exchange Traded Funds (ETFs)

Buscando uma alternativa para pessoas que desejam diversificar sua carteira e possuem pouco dinheiro inicialmente, surgiram as ETFs, onde é reunido os ativos mais populares da Bolsa de Valores e é criado um novo ativo composto por todos esses.

Assim você consegue proteger seu capital da queda brusca de algum segmento, sem necessariamente ter que investir enormes quantias.

Fundos Imobiliários (FIIs)

Você gosta de investir em Imóveis, acredita que essa é a opção mais rentável, perfeita para seu perfil, mas não tem dinheiro para ficar comprando Apartamentos, Casas e Terrenos?

Que tal um Fundo Imobiliário, através dele, o seu capital é utilizado para fazer exatamente isso, porém de forma mais ampla, entregando uma rentabilidade periódica ao seu detentor, e evitando que você tenha problemas futuros com venda do imóvel, pagamento de impostos e qualquer outro problema que um imóvel físico possa trazer para você.

Home Broker

Ela é nada mais nada menos que a plataforma que sua corretora lhe oferece para que você possa realizar seus investimentos tanto em Renda Fixa quanto em Renda Variável.

Costumam ter aparência bem amistosa e simples para facilitar a operação de qualquer ativo por pessoas que tenham qualquer nível de conhecimento.

Para escolher sua corretora você precisa analisar as taxas que ela cobra principalmente em cima do tipo de ativo que você pretende adquirir.

Olhando rapidamente você perceberá que algumas possuem vantagens para quem deseja investir em ações, outras possuem vantagens para quem procura investimentos no tesouro direto, é uma escolha pessoal e não irá influenciar drasticamente seus ganhos, pode ficar tranquilo quanto a isso.

Aprendendo a Investir no Mercado Financeiro
Home Broker

Concluindo

Você não precisa ser nenhum expert ou milionário para começar a investir em seu futuro, na verdade você pode e deve começar a investir com pouco dinheiro, precisará apenas entender qual é seu perfil de investidor, seja ele mais agressivo ou mais passivo para que possa ir dando os primeiros passos.

Por isso Aprendendo a Investir no Mercado Financeiro é a melhor forma de crescer seu patrimônio.

Se você deseja acelerar esse processo, e começar a entender mais afundo sobre os investimentos, como analisá-los corretamente e sair do zero, conheça essa incrível oportunidade abaixo, e dê um salto em direção ao sucesso.

Aprendendo a Investir no Mercado Financeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *